sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Então eu li: "O circo da noite"

 "O circo chega sem aviso.
Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava"
Assim começa "O circo da noite", um livro que a priori você se envolve com a leitura sem saber o que esperar, e é isso que faz a leitura ser tão dinâmica e surpreendente.
Eu me entreguei ao livro sem nem mesmo saber a sinopse, pois era por isso que eu estava procurando, uma surpresa. E o livro atendeu a todas as minhas expectativas. 
"O circo da noite" conta a história de Celia e Marco, uma dupla fadada ao destino de um desafio feito anos atrás, por seus orientadores. Sem saber muito sobre o que o desafio realmente se trata, os dois acabam se envolvendo amorosamente, esquecendo dos demais envolvidos e das consequências de tais atos. 
Apesar do romance envolver os personagens principais, o livro não se concentra apenas nisso, o ponto principal da história acaba sendo outra vertente, não o romante mas sim o circo, Le Cirque des Rêves (O circo dos sonhos)
Pelo livro ser narrado em terceira pessoa, nos vemos como espectador do circo em diversas vezes, nos vemos como amantes do próprio circo, sempre querendo e aproveitando cada novidade, cada tenda descrita e cada detalhe comentado sobre ele. 
É incrível o jeito que a autora, Erin Morgenstern, nos envolve. 
O livro é bem rápido, os personagens são bem excêntricos, e as vezes a história da uma perdida, pra no final poder se encontrar. Quando você pensa que uma ponta foi deixada solta, lá está a história se entrelaçando novamente. Também não é um livro previsível, as hipóteses que são criadas em relação ao final dele, raramente irão se concretizar, pois é bem imprevisível. 
Apesar de eu ter gostado bastante do livro, vejo que não são muitas as pessoas que concordam comigo nesse quesito. O livro é bem 8 ou 80, o fato dele ser bem excêntrico pode não conquistar a atenção de todos os leitores. Pessoalmente eu achei a leitura mais do que satisfatória, mas percebo que é um livro para poucos, haha
Outro ponto que eu gostaria de destacar é a edição maravilhosa deste livro. Ele é maravilhoso, com certeza um dos mais bonitos visualmente que possuo na estante. 
Então é isso, espero que tenham gostado e até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário