sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Então eu li: "The 100" + TV Show

Livro
Comecei a assistir The 100 e desde então fiquei bem curiosa sobre a série. Quando descobri que havia o livro, achei que valeria a pena lê-lo, afinal a série estava me encantando e havia muita gente falando bem do livro, e o assunto só estava crescendo. 
O livro The 100 conta a história de sobreviventes de um apocalipse nuclear na terra que ocorrera há 97 anos. Dentre 400 pessoas, a espécie foi crescendo e se socializando na órbita. A Arca, aonde eles viviam, era dividida em três "classes": Phoenix, Walden e Arcadia. Sendo Phoenix a estação que possue mais privilégios. 
Após todos esses anos e todas as gerações crescendo, o estado da Arca já não é mais o mesmo. Os suprimentos e o próprio oxigênio estão chegando ao fim, e o Chanceler (que seria como o prefeito) precisa tomar alguma atitude para que a espécie humana não acabe. 
Diante dessa situação, a solução que encontra é mandar todos os detentos para a Terra, para poderem saber se é habitável.
Série
Os detentos possuem menos de 18 anos pois após completarem essa idade são julgados culpados ou inocentes pelos seus crimes, e sendo acusado como culpado sua sentença é a execução. 
São enviados então, 100 pessoas menores de 18 anos, que nunca viram mais do que estrelas pelas janelas de uma estação espacial para a Terra, para que possam descobrir se é habitável ou não. 
No livro temos quatro pontos de vista diferentes:
Wells, filho do Chanceler, que comete um crime apenas pra estar com a garota de sua vida, a que cometeu um erro quase imperdoável. 
Bellamy, que por suas atitudes impulsivas também consegue seu passaporte com ida para a Tera apenas para cuidar de sua irmã.
Clarke, que após perder seus pais, sempre teve o sonho de ir para a Terra. 
E Glass, nosso ponto de vista sobre a Arca. Ela é fundamental para o livro, pois é a partir dela que sabemos o que está acontecendo com a Arca e com todas as pessoas que ainda vivem lá. 
O livro é bem curtinho, os capítulos são bem rápidos e a história se desenvolve bem fácil. E o final nos deixa com vontade do segundo livro (que infelizmente não temos nem previsão de lançamento aqui no querido Brasil). Acrescento que a arte da capa eu achei maravilhosa!

A série é bem curta, conta com apenas 13 episódios e pelas novidades que ando vendo, a segunda temporada será da mesma forma (prevista para 22/10/2014). 
Conta praticamente o dia a dia dos detentos na terra, sobre a perspectiva de todos. Mais coisas acontecem, e há mais ação (o que devido aos acontecimentos acho extremamente necessário). Nos prende com as histórias bem imprevisíveis e nos conquista com o pequeno (quase nada, juro) romance. 

Jasper, Octavia, Bellamy, Clark, Wells, Finn e Monty
As diferenças notáveis entre a série e o livro são: Na série existem alguns personagens que não se encontram no livro. Como o Finn, um dos principais da série, que faz triângulo amoroso com a Clark (afinal, parece que todas as séries PRECISAM ter triângulo amoroso, já tá meio chato isso né?!), e que não existe no livro (o que é um alívio pra mim). Ou até mesmo o pai e a mãe da Clarke, que no livro os dois acabam sendo executados, já na série a mãe ainda vive, e é sobre a vida dela, e o que acontece ao seu redor que sabemos o desenrolar dos problemas na Arca. Assim como a Glass que existe no livro, mas não existe na série. 
Uma das melhores coisas do livro é a descrição das paisagens. Os detentos, como disse, nunca viram nada além das estrelas e constlações. Pra eles, estar na Terra é milhões de vezes melhor do que todas as definições que eles já leram na Arca, e muitas vezes os personagens param tudo o que estão fazendo apenas para olhar o por do sol. Uma das melhores cenas do livro é quando começa a chover, o jeito que eles ficam maravilhados com a chuva quase nos faz sentir culpados por termos isso e não aproveitarmos. É a melhor coisa do livro
Para a série


inteiro (pra mim), com certeza.

Pra concluir devo dizer que os dois pra mim são fantásticos, e acho que todos deveriam assistir, e ler (mas recomendo que leiam quando já lançarem os outros, pra poderem dar continuidade). 
Para o livro

Meus episódios preferidos: "Unity day", "We are Grounders (part. 1 e 2)

Então é isso, espero que tenham gostado e até a próxima (:





Nenhum comentário:

Postar um comentário