quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cinema: A onda

A onda conta a história de Rainer Wanger, um professor numa escola na Alemanha, tem a missão de ensinar Autocracia para os alunos. Vendo o desinteresse deles relacionado a matéria, ele busca um jeito novo de entretê-los. Logo na primeira aula, ao citar Segunda Guerra Mundial os alunos se desanimam ainda mais com o curso e muitos deles dizem que estão cansados desse assunto, pois reconhecem agora que tudo o que foi feito não ocorrerá novamente.
Diante deste discurso do qual os alunos se dispõem, o professor formula um projeto que deverá ser feito em uma semana, em relação a disciplina e comportamento dos alunos. São aplicadas regras e sob todas elas, o professor usa um pretexto de que elas servem pra ajudar em algo. Um dos exemplos é que eles são agora obrigados a levantar a mão e logo após se levantar para conversar com o professor, com o pretexto de que ao estar de pé, a circulação do sangue é melhor, a respiração mais fluida, e assim o desempenho do aluno se multiplica. 
Tudo começa com essas pequenas regras, logo após eles possuem um uniforme, um nome, uma saudação, um líder, mais seguidores e tudo se torna um fascismo completo em forma de "ensinamento". 

O que o professor não previra é que os alunos levassem isso tão a sério. O desempenho deles duravam até mesmo fora da escola. A união deles se solidificaram, eles eliminavam quem não participava do grupo, e tudo virou muito radical.
O final do filme é um pouco surpreendente. Mas o filme em si traz uma temática muito boa. Eu acho interessante pois o filme é bem recente (2011) e ele nos envolve de maneira a acreditar que poderia Mesmo acontecer tudo novamente, todo o fascismo e mais uma grande guerra. Tudo o que envolve Segunda Guerra Mundial pra mim vai ser surpreendente (desculpa sociedade), então o filme não fica muito atrás não, acho bacana dar uma chance pois é bem legal.
Então é isso, espero que tenham gostado e até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário