sábado, 27 de julho de 2013

Então eu li "Jogos Vorazes".

Olá gente, como vocês estão?
The Hunger Games (ou Jogos Vorazes, como preferirem) virou febre entre os jovens, e se aconteceu, há alguma razão para tudo isso.
Uma trilogia, considerada como uma distopia, e narrado por Katniss Everdeen. Uma garota corajosa e valente que vive no distrito 12, em Panem – correspondente a região dos Estados Unidos - aonde precisa caçar para manter vivas sua mãe e sua irmãzinha Prim. A cada ano, no que é chamado de colheira, são recrutados 2 tributos de cada distrito (sendo 12 ao todo, e o 1º sendo a Capitol), uma menina, e menino com idade entre 12 a 18.
E em uma atitude de coragem, Katniss se oferece para ir ao lugar de sua irmã, que só tem apenas 12 anos, sendo essa sua primeira colheita. A partir dai ela tem sua vida totalmente tomada pelo medo, pois ela reconhece que após serem escolhidos 24 tributos eles são levados para um arena para lutarem até a morte, restando assim, apenas um vencedor dos “Jogos Vorazes”.
Então o livro acaba tendo a premissa de um Reality Show, nos comovendo sobre como as pessoas são tratadas e manipuladas pela Capitol. E essa é a parte mais interessante da estória, já que podemos até mesmo comparar com os tempos atuais. Há também a parte do romance, que nos envolve, mesmo sabendo que isso acontece (em partes) para conseguirem um destaque para poderem ganhar os Games.
A narrativa da Suzanne Collins é bem detalhista, já ouvi criticas negativas sobre isso, mas pra mim é mais do que satisfatória, pois nos faz imaginar.
Os personagens são de personalidades fortes e somos conquistados logo de cara por vários deles (eu, em particular, me simpatizei logo de cara com Rue – uma dos tributos – com o Peeta – que vai para a arena junto com Katniss – entre outros).
Foi um livro que me encantou e eu mal posso esperar para começar a ler o segundo “Catching Fire” (ou Em Chamas), é super-recomendado por mim!
Sobre o filme, posso dizer que vale a pena também, e admito que assisti antes de ler, pois de tanto que falavam sobre eu quis tirar minhas próprias conclusões para ver se valeria a pena ler mesmo. Os atores são bem escolhidos, os cenários são de uma qualidade indiscutível. Então, em geral, posso dizer que foi uma adaptação que deu certo e que vale a pena conferir. E digo novamente que estou louca para poder assistir Catching Fire, que só tem estreia para novembro.

Então é isso gente, espero que tenham gostado e até a próxima (:

"May the odds be ever in your favor" (e que a sorte esteja sempre a seu favor)

4 comentários:

  1. Eu não li Jogos Vorazes, apenas assisti ao filme. E gostei. Depois ganhei Em Chamas, e é minha leitura do momento. Estou gostando, mas não creio que seja isso tudo o que dizem. É bom, mas não tão bom assim.


    Enfim, já estou te seguindo.
    Beijos!
    Elieny Brandão.
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava que não era tudo o que diziam por isso demorei um pouco pra ler, mas confesso que adorei a leitura e a adaptação ficou bem fiel ao livro então gostei mais ainda! A premissa do livro me conquistou por ser uma distopia, o que havia pouco conhecimento pelos tipos de livros que eu lia. Mas é uma boa leitura né.
      Seja bem vinda! (:

      Excluir
  2. Eu não li Jogos vorazes, mas tenho muita vontade de ler toda a série. Principalmente depois que vi o filme, achei bem diferente dos livros da atualidade, mas sem deixar a aventura de lado e o amor. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem fiel ao filme, então não tem muita novidade pra quem já assistiu (também assisti ao filme antes), mas ainda sim é uma leitura que vale a pena. Estou esperando meu box chegar na maior animação, não vejo a hora de ler o segundo! E é mesmo um bom ponto do livro esse mix de gêneros.
      Bjs, e seja bem vindo!(:

      Excluir